quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Actividades no Lar de Moure





















No dia 14 de Novembro o nosso grupo que era constituído por quatro elementos (Yaniris, Ana, Manuel e Helena) deslocou-se ao Lar de Moure, no âmbito da actividade integradora da nossa turma:"Da escola à escola da vida". Às três horas encontramo-nos com a professora Elisabete Vale em Moure perto do Lar. Cinco minutos depois, fomos recebidos pela dona Cristiana que era a responsável pelo Lar, a qual começou por nos apresentar os idosos. Eram seis, mas uma das senhoras só passava lá o dia e à noite regressava a casa. Conhecemos o Sr. Francisco, o Sr. José, a dona Rosa, a dona Glória, a dona Adelaide e a dona Zezinha. Eram poucos idosos, mas tinham a particularidade, de todos serem vítimas de maus-tratos, uns psicológicos, outros maus tratos físicos e falta de apoio familiar. O facto de serem poucos faz com que os funcionários do lar tenham mais tempo para eles, pois, o facto de terem sido mal tratados fez dos idosos pessoas mais carentes, vulneráveis e daí precisarem de mais cuidados.
O Lar dá apoio a mais de sessenta idosos ao domicílio, levando-lhes as refeições e cuidando da sua higiene pessoal e verificam também se precisam de apoio médico. A Instituição é composta por um psicólogo que é o padre Sandro que também é o Presidente da mesma. Tem uma equipa de enfermagem, um médico que dá apoio quando necessário, um animador cultural, cozinheiras e auxiliares.
Depois de uma longa conversa com a dona Cristiana ficamos por dentro das diversas situações. Pouco pudemos falar com os idosos, pois alguns deles sofriam da doença de Alzheimer. Devido ao seu passado não eram pessoas muito comunicativas.
Por volta das quatro e meia servimos o chá, que foi acompanhado por bolo caseiro, bolachas de água e sal, doce húngaro, pães-de-leite e sumo Compal( produtos que tivemos o prazer de levar). Antes de nos despedirmos, deixamos umas lembranças.
Todos adoraram o convívio e notamos que os idosos gostavam de lá estar e se sentiam felizes, tendo uma delas referido que nunca mais sairía de lá.
Mesmo sem falarmos abundantemente conseguimos apreender muito.


Turma NS3

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A arte a longo prazo

Gustav Klimt, O beijo




























“Quando você gasta 300 mil dólares num carro importado, as pessoas descobrem duas coisas a seu respeito: você é rico e seus filhos não serão".
Eugênio Mohallem

Arte a longo prazo: grandes achados podem se tornar excelentes negócios
por Ana Maria Peres

"Jamais comprei arte como investimento, mas foi o melhor investimento da minha vida." As palavras do coleccionador e ex-corretor de bolsa Raul Forbes mostram que boas obras de arte trazem embutido em seu valor estético um alto valor económico. Ganhar dinheiro com pinturas e fotografias não é o que a maioria dos coleccionadores almeja. Mas o facto é que, cada vez mais, aumentam as possibilidades de se fazer bons negócios com arte brasileira. Há 10 anos um quadro de Beatriz Milhazes custava, em média, US$ 12,5 mil. Hoje, presente em acervos de museus como MOMA, Metropolitan e Reina Sofía, uma pintura de grande porte assinada pela artista não sai por menos de US$ 80 mil.
"No final da década de 80, houve uma profissionalização das galerias e muitos artistas começaram a ser conhecidos fora do país. Hoje, a arte brasileira ocupa lugar estratégico no mundo e tende a crescer", afirma o galerista Fabio Cimino, que representa artistas como Nelson Leirner, Caio Reisewitz e Rochelle Costi. Com a ebulição dos contemporâneos, agora é possível ter acesso a obras que, possivelmente, terão os valores multiplicados em alguns anos. "É difícil prever quem vai ficar para a história da arte, mas eu penso que vídeo tem muita probabilidade de valorizar. Quem compra agora tem a vantagem de poder escolher as melhores obras e pagar preços baixos", aposta Daniel Roesler, da Galeria Nara Roesler.
Investir em arte demanda tempo e, claro, dinheiro. Sem pesquisa e bons conselhos dificilmente o objectivo é alcançado. "Não adianta chegar na galeria e comprar um quadro sem saber o que é. Tem que conversar com os galeristas, descobrir a trajectória do artista", afirma Cimino. Segundo o director artístico da Galeria Fortes Vilaça, Alexandre Gabriel, a procura vai além. "Há diversos museus e instituições que apresentam artistas emergentes que ainda nem estão nas galerias. É essencial acompanhar as mostras e exposições."
A arte moderna brasileira alcançou preços inimagináveis nas últimas décadas. Actualmente, um bom quadro assinado por Tarsila do Amaral, Ismael Nery, Portinari ou Di Cavalcanti chega a valer entre US$ 1 milhão e US$ 3 milhões. Em 1984, Raul Forbes comprou a obra Abaporu (1928), de Tarsila, por US$ 200 mil. "Disseram que eu estava louco porque um Portinari não chegava a valer US$ 180 mil. Em 1995, vendi o Abaporu por US$ 1,35 milhão, para o coleccionador argentino Eduardo Costantini. Há poucos anos, ele construiu o Malba-Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires. Ofereceram US$ 15 milhões pela obra, que é a peça central do museu. E ele não vende", afirma.

Segundo o marchand Paulo Kuczynski, que há 35 anos negocia obras modernistas, os grandes negócios são as obras-primas. "É a importância estética que agrega valor a uma obra. Somente as coisas extraordinárias não perdem o valor. Mas o investimento em arte vale pela emoção que as grandes obras podem despertar", acredita. Se no mercado de arte moderna o retorno é maior porque as obras são escassas e os nomes, consolidados, na arte contemporânea a lógica é diferente. "O mercado de modernistas tem maior liquidez, mas também são mais caros. Arte contemporânea precisa de tempo para maturar o artista, é uma linguagem que muita gente ainda não entende. A valorização das obras costuma levar uma década", explica Cimino. "Há sete anos, quando começamos a trabalhar com Nelson Leirner, pouca gente comprava suas obras, que custavam em torno de US$ 4 mil. Hoje, há trabalhos de que valem US$ 70 mil".
www.sp-arte.com/revistasparte/2006/oesp2006.p...

Proposta de actividade:

1. A partir do texto, justifica a afirmação: "Jamais comprei arte como investimento, mas foi o melhor investimento da minha vida."

2. Considera a arte e a cultura um novo eixo de desenvolvimento económico, de criação e geração de valor? Justifique a sua opinião, para a fundamentar investigue como foi construída a colecção, o investimento feito, o retorno desse investimento, o número de visitantes das colecções, a divulgação nacional e internacional, etc., por exemplo, da colecção de arte contemporânea de Joe Berardo, que se encontra no CCB, em Lisboa ou a colecção de design e moda de Francisco Capelo, presente no Museu do Design do CCB.

3. Se fosse coleccionador de arte, qual seria a obra de arte que tentaria adquirir e porquê?


Andy Warhol, Marilyn
Vicent Van Gogh, Starry Night

5. Compare as duas obras de arte aqui propostas e, a partir da consulta de uma História da Arte, mostre qual a corrente estética em que inserem estes quadros.


A civilização da terceira vaga



Uma colisão de vagas



Está a emergir na nossa vida uma nova civilização e por toda a parte há cegos que tentam suprimi-la. Esta nova civilização traz consigo novos estilos de família; modos modificados de trabalhar, amar e viver; uma nova economia; novos conflitos políticos, e além de tudo isso também uma percepção modificada. Existem hoje partes dessa nova civilização. Milhões já estão a sintonizar a sua vida com os ritmos de amanhã. Outros aterrorizados com o futuro, entregam-se a uma desesperada e inútil fuga para o passado e tentam restaurar o mundo moribundo que lhes deu vida.
A aurora desta nova civilização é o facto isolado mais explosivo da nossa época. É o acontecimento fulcral, a chave para a compreensão dos anos imediatamente a seguir. É um acontecimento tão profundo como o da Primeira Vaga de mudança desencadeada há dez mil anos pela invenção da agricultura, ou pela avassaladora Segunda Vaga de mudança iniciada pela Revolução Industrial. Nós somos os filhos da próxima transformação, a Terceira Vaga. Procuramos palavras que descrevam toda a força e todo o alcance desta extraordinária mudança. Alguns falam do assomar de uma Era Espacial, de uma ERA Informacional, de uma ERA Electrónica ou de uma Aldeia Global. Zbigniem Brzezinski disse-nos que enfrentamos uma “era tecnotrónica”. O sociólogo Daniel Bell descreve o advento de uma “sociedade pós-industrial”. Os futurólogos soviéticos falam de R.T.C. – “revolução científico-tecnológica”. Eu próprio escrevi extensivamente acerca da vinda de uma “sociedade superindustrial”. No entanto, nenhum destes termos, incluindo o meu, é adequado.
Algumas destas frases, ao enfocarem num único factor, estreitam, ao invés de dilatarem, a nossa compreensão. Outras são estáticas, dão a entender que uma nova sociedade pode entrar na nossa vida suavemente, sem conflito nem tensão. Nenhum destes termos começa sequer a revelar toda a força, todo o âmbito e todo o dinamismo das mudanças que avançam impetuosamente para nós nem das pressões e dos conflitos que desencadeiam.
A humanidade defronta-se com um salto quantum para a frente. Defronta-se com a mais profunda sublevação social e reestruturação criativa de todos os tempos. Sem o reconhecermos claramente, estamos ocupados a construir uma notável civilização nova a partir do zero. É este o significado da Terceira Vaga.
Até agora, a espécie humana suportou duas grandes vagas de mudança, cada uma delas obliterou largamente anteriores culturas ou civilizações e substituiu-as por modos de vida inconcebíveis para os que chegaram antes. A Primeira Vaga de mudança – a revolução agrária – levou milhares de anos a esgotar-se. A Segunda Vaga – a ascensão da civilização industrial – levou meros trezentos anos. Hoje a história é ainda mais acelerativa e é provável que a Terceira Vaga a assole e se complete em poucas décadas. Nós, os que compartilhamos o planeta neste momento explosivo, sentiremos portanto todo o impacto da Terceira Vaga no decorrer da nossa própria vida.
Desmembrando a nossa família, abalando a nossa economia, paralisando os nossos sistemas fiscais e destruindo os nossos valores, a Terceira Vaga afecta toda a gente. Desafia todas as relações de poder e os privilégios e as prerrogativas das actuais elites em perigo, e fornece o pano de fundo contra o qual se travarão as lutas-chave pelo poder de amanhã.
Muita desta civilização emergente contradiz a antiga civilização industrial tradicional. É, simultaneamente, muitíssimo tecnológica e anti-industrial.
A Terceira Vaga traz consigo um modo genuinamente novo baseado em fontes de energia renováveis e diversificadas; em métodos de produção que tornam absoleta a maioria das linhas de montagem; em famílias novas e não-nucleares; numa nova instituição que pode chamar-se “chalé electrónico”, e nas radicalmente modificadas escolas e corporações do futuro. A civilização emergente escreve, para nós, um novo código de comportamento e leva-nos para além da estandardização, da sincronização e da centralização, para além da concentração de energia, dinheiro e poder.
Esta nova civilização, ao desafiar a antiga, derribará burocracias, reduzirá o papel do estado-nação e originará economias semiautónomas num mundo pós-imperialista. Requer governos mais simples, mais eficazes e, todavia, mais democráticos do que quaisquer que hoje conhecemos. É uma civilização com a sua própria e característica perspectiva do mundo, com as suas maneiras próprias de lidar com o tempo, o espaço, a lógica e a causalidade.
Sobretudo, (…) a civilização da terceira Vaga começa a colmatar a brecha histórica entre produtor e consumidor, dando origem à economia “produsumidora” de amanhã. Por esta razão, entre muitas, poderia – com alguma ajuda inteligente da nossa parte – vir a ser a primeira civilização verdadeiramente humana da História.
Alvin Toffler, A Terceira Vaga, Ed. Livros do Brasil, 1999

Proposta de actividade:

1. Perante a nova civilização que está a emergir, Alvin Toffler aponta duas reacções visíveis. Identifica-as.

2. “Nós somos os filhos da próxima transformação, a Terceira Vaga.”
2.1. Faz o levantamento dos diversos termos propostos para designar o fenómeno a que o autor chama Terceira Vaga.

2.2. Explica por que razão o autor considera que nenhum deles é adequado.

2.3. Evidencia as principais características desta Terceira Vaga.
CLC 2009/2010
As formadoras

O Preço da Cultura



SENHORA - Bom dia, meu senhor.

VENDEDOR - Bom dia, minha senhora. Em que posso ajudá-la?

SENHORA - Vejamos…vejamos…dê-me…dois quilos de livros…

VENDEDOR - Como disse?

SENHORA - Não, melhor três quilos.

VENDEDOR - Três quilos de quê?

SENHORA - De livros, senhor. Livros. Não sabe o que é um livro? Para ler…

VENDEDOR - Sim, mas…

SENHORA - E me dê também… dez metros, não, melhor 15 metros de filmes…

VENDEDOR- De filmes?!

SENHORA - De filmes, sim senhor. Ou tão pouco sabe o que são filmes? Filmes de cinema. Se tem de televisão também, mas esses vendem – se por peso, não?

VENDEDOR - Mas, de que está a falar, senhora?

SENHORA - Vamos ver , vamos ver, que me falta?… Música!... O senhor tem dessas latinhas vermelhas que trazem uma dúzia de canções?... Ah, e já me estava a esquecer… Dê-me também um frasquinho de teatro. Vendem em pó, não é verdade?

VENDEDOR - Um momento, um momento, senhora. Não me continue a gozar que eu já tenho cabelos brancos.
SENHORA - Ninguém está a gozar consigo, meu senhor. Eu quero comprar.

VENDEDOR - Comprar o quê ? Deus e todos os santos me ajudem...

SENHORA - Comprar cultura. Teatro, cinema, literatura...

VENDEDOR - Mas, minha senhora, essas coisas…

SENHORA - O senhor não vende arroz, tomates, sabão…

VENDEDOR - Mas, senhora, a cultura não é um tomate. Não é uma mercadoria.

SENHORA - Ah, não? E quem disse que não, pode-se saber?

UNESCO - Nós dizemos que não!

(APLAUSOS)

LOCUTOR - Durante a última Conferência Geral da UNESCO, em Paris, foi aprovada uma Convenção sobre Protecção da Diversidade Cultural e as Expressões Artísticas.

LOCUTORA - Dos 151 países membros da UNESCO presentes na sala, quase todos votaram a favor.
(APLAUSOS)

LOCUTOR - Só dois países votaram contra. Só dois. Adivinhe quais são.

ARTISTA - Dois países votaram contra? Impossível, alguém está contra a cultura?

LOCUTOR - Pois sim, dois países votaram contra a protecção da diversidade cultural. Adivinhe quais?

ARTISTA - Estados Unidos?

LOCUTOR - Adivinhou, caro artista. Adivinhou. Estados Unidos e Israel. Só esses dois países votaram contra.

ARTISTA - Impressionante…

LOCUTOR - Estados Unidos e Israel pensam como a senhora que quer comprar, que a cultura se compra como os tomates ou os sabonetes.

GRINGO - O mercado é o mercado.

ARTISTA - E a cultura é a cultura, mister.

GRINGO - Tudo se vende, tudo se compra.

ARTISTA - O que acontece é que vocês pensam saber o preço de tudo e o valor de nada, mas há coisas que não têm preço. A cultura de um país é uma delas.

GRINGO - E meus filmes de Hollywood?...Vou perder money!

LOCUTOR - A cultura não é uma mercadoria. Os bens culturais não podem submeter-se às leis da Organização Mundial do Comércio. Segundo a UNESCO, cada Estado é soberano para elaborar políticas culturais que defendam e promovam a sua arte, o seu idioma, o seu cinema, o seu teatro, a sua cultura…

ARTISTA - Frente ao colonialismo cultural… a diversidade cultural!

Adaptado do programa dos Radialistas Apasionados e Apasionadas: “O Preço de Tudo e o Preço de Nada”

Proposta de actividade:

Este texto radiofónico tem como base uma decisão da Unesco que dá a cada país o direito de decidir a sua própria política cultural, podendo incentivar os seus produtos culturais e dificultar a importação dos produtos estrangeiros. Os EUA votaram contra pois temem que essas políticas possam dificultar a exportação dos seus produtos de entretenimento.

1. Qual a razão da dificuldade de comunicação entre o vendedor e a compradora?

2. Neste texto estão presentes duas formas diferentes de entender a cultura e a sua relação com a economia. Identifique-as.

3. Qual das posições presentes se identifica mais com a sua visão da cultura?

4. Parece-lhe que o estado deve intervir de forma activa na produção cultural do país, subsidiando eventos ou investindo num serviço público televisivo em prol da cultura, ou pelo contrário deve ser apenas o público que consome a pagar as despesas?

5. Tomando com referência um qualquer livro que tenha comprado, por exemplo, o livro do conhecido jornalista José Rodrigues dos Santos “O Sétimo Selo” cujo custo de venda ao público é de 22 €, tendo em conta o número de horas despendido na escrita do livro, o número de intervenientes desde a sua escrita até à sua venda, os gastos na promoção, divulgação e distribuição do mesmo pelo país, faça uma pequena reflexão em que refira se o valor do livro é justo.

Cidadania e Consumo

DIREITOS E DEVERES DOS CONSUMIDORES
Segundo a legislação, consumidores são todas as pessoas que compram bens para uso pessoal, a alguém que faça da venda a sua profissão.
A Lei n.º 24/96, de 31 de Julho estabelece os direitos e deveres dos consumidores, alterada pelo Decreto – Lei n.º 67/2003, de 8 de Abril.

Os Direitos do Consumidor:
1) O Direito à Qualidade de Bens e Serviços:
Quando se adquire um produto ou serviço espera-se que ele corresponda às suas expectativas, quanto à qualidade e utilidade. A Lei estabelece que estes devem satisfazer os fins a que se destinam e produzir os efeitos que se lhes atribuem. Essa qualidade deve ficar assegurada durante algum tempo após a sua compra. Se comprar um bem móvel, como um computador, uma bicicleta, uma camisola, etc…, o fornecedor tem de garantir o seu bom estado pelo período de 2 anos, com a transposição para a Lei Portuguesa da respectiva directiva comunitária, anteriormente era apenas 1 ano. Caso o produto tenha algum problema e necessite de reparação, durante o período de garantia, este prazo de garantia fica suspenso pelo tempo em que decorrer a reparação, recomeçando a contar a partir do fim da reparação. Por outro lado, o vendedor oferece ao consumidor uma garantia contratual, ou seja, uma espécie de contrato que é fornecido como o bem e que deve ser apresentado ao consumidor antes da compra.
Bem diferente é o da compra de um bem imóvel, uma casa, por exemplo. Neste caso, a garantia que é dada pelo construtor é de 5 anos, aplicando-se também o período de suspensão da garantia em caso de reparação de anomalias.
2) O Direito à Protecção da Saúde e à Segurança Física:
É proibido fornecer bens ou prestar serviços que coloquem em risco a saúde e a segurança física das pessoas. Assim que a Administração Pública toma conhecimento destas situações deve retirar do mercado esses produtos ou serviços, bastando para tal proceder à fiscalização e respectivos procedimentos de retirada de circulação. No caso de produtos perigosos, como por exemplo os pesticidas, devem ter no rótulo uma nota para chamar atenção para os seus riscos.
Existe também, a nível nacional, uma entidade chamada Comissão de Segurança, que funciona junto do Instituto do Consumidor e que define se a generalidade dos produtos existentes no mercado respeitam ou não as regras mínimas de segurança e protecção dos consumidores.
3) O Direito à Formação, Educação para o Consumo:
Todo o cidadão tem o direito de conhecer os seus direitos enquanto consumidor. É ao Estado que cabe criar formas que lhe permitam conhecê-los. Os Centros de Informação Autárquica ao Consumidor das Câmaras Municipais poderão sempre ajudá-lo nesse sentido, mas também o Instituto do Consumidor, centros de arbitragem de conflitos de consumo, as Direcções Regionais do Ambiente e Recursos Naturais, a Inspecção-Geral das Actividades Económicas, a Direcção-Geral do Turismo e diversas associações particulares. A 13 de Março, comemora-se o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.
4) O Direito à Informação:
O direito à informação está consagrado na Lei de Defesa do Consumidor (Lei n.º 24/96, de 31 de Julho). Até aqui, tudo bem. Mas é necessário que a informação chegue até nós de uma forma clara e inequívoca. Por exemplo: se comprar uma aparelhagem de som e as instruções e demais informações apenas estiverem redigidas em inglês e/ou francês, tem o direito de exigir do fornecedor um novo manual em português, dado que a sua língua oficial é o português.
Por outro lado, os fornecedores devem dar-lhe todas as informações sobre as características dos produtos que vendem, especialmente preço, contratos, garantias e assistência pós – venda. Para além do próprio vendedor, todos os restantes elos da cadeia, desde o produtor ao distribuidor, são responsáveis pelas informações prestadas aos consumidores. Não se podem furtar a dá-las, nem invocar segredos de fabrico.
A publicidade que é feita aos produtos e serviços tem que ser verdadeira, pois ela leva os consumidores a adquirirem determinado produto pelas características que aí são apresentadas. Se depois verificar que a realidade do produto não corresponde ao que foi enunciado na publicidade, está perante um caso de publicidade enganosa, e como tal, deve denunciar às entidades competentes ou às organizações de defesa dos consumidores.
E ainda falando do direito à informação, sabia que os serviços públicos de rádio e televisão são obrigados a ter espaços destinados à informação do Consumidor?
5) O Direito à Protecção dos Interesses Económicos:
Cada vez mais os seus interesses económicos devem ser garantidos. No âmbito de uma relação jurídica de consumo, tanto o comprador (consumidor) como o vendedor estão em pé de igualdade. A relação entre estes dois elementos é suposta de ser equilibrada, leal e baseada na boa – fé. Nem sempre é exigido legalmente um contrato escrito numa relação de compra e venda, pois ao comprar umas calças, por exemplo, está a celebrar uma relação contratual, mas a lei não exige que faça um contrato escrito, no entanto, em muitas situações esse simples papel pode fazer muita diferença. Porém, tome atenção aos contratos pré – redigidos (contratos de pré – adesão), onde não há negociação com o comprador, mas há certas normas que o vendedor tem que respeitar, como a redacção clara e inequívoca das regras (cláusulas) do contrato e a não utilização de cláusulas que originem desequilíbrios e desigualdades, como é o caso das Cláusulas Contratuais Gerais Abusivas, que são expressamente proibidas por lei, por desrespeitarem os direitos dos consumidores.
6) O Direito à Prevenção e Reparação de Danos:
Quando alguém ou alguma entidade lhe presta informações falsas, lhe vende artigos de má qualidade ou lhe preste serviços que não o satisfaçam ou não correspondam às expectativas, está a causar-lhe um dano. Pois bem, tem todo o direito à reparação desse dano. Para isso basta RECLAMAR!!!
Se comprar uma camisola com defeito é muito desagradável, mas nem por isso tem que ficar com ela. Sempre que isso acontecer, recorra novamente ao local da venda e exija a sua reparação ou substituição, ou ainda uma redução de preço, ou simplesmente a devolução do dinheiro, pois está no seu direito! É necessário que tenha atenção ao prazo de reclamação, pois no caso dos bens móveis (como uma camisola, ou uma bicicleta) tem 60 dias para reclamar, já no caso dos bens imóveis (uma casa, por exemplo), o prazo é de um ano.
7) O Direito à Protecção Jurídica e a uma Justiça Acessível e Pronta:
Sempre que veja necessidade de defender os seus direitos, pode recorrer à justiça. Hoje em dia, em Portugal, cada vez são mais frequentes os casos em que o consumidor leva um fornecedor de um qualquer bem defeituoso a tribunal, para exigir uma indemnização pelos danos que lhe causou. Se o valor da acção judicial não ultrapassar os 3,750 Euros, não terá de pagar quaisquer custos, desde que faça a reclamação junto de um dos Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo
Em caso de conflito lembre-se que pode sempre recorrer às Associações de Defesa do Consumidor, como a DECO, o Instituto do Consumidor, os Centros de Informação Autárquico ao Consumidor, ou aos Centros de Arbitragem dos Conflitos de Consumo.
8) O Direito à Participação, por via representativa, dos seus Direitos e Interesses:
Actualmente existem cada vez mais associações de consumidores, e cada vez com mais credibilidade e próximas de centros decisórios, devido em muito ao seu grande empenhamento e capacidade técnica. Entre elas, pode contar com associações de defesa dos consumidores de carácter geral, como é o caso da DECO, e outras de carácter mais específico, como por exemplo o ACP – Automóvel Clube de Portugal.
Na defesa dos seus interesses, tem direito a que as associações que o representam sejam sempre consultadas, tanto mais que assim os seus interesses podem chegar mais alto…
Um exemplo prático desta representação que as associações de consumidores lhe oferecem é o da sua participação na discussão de determinadas leis relacionadas com o interesse dos consumidores. Elas são chamadas, dão a sua opinião. Posto isto, resta aguardar que a lei saia e… que se cumpra!

Os Deveres do Consumidor:
a) O Dever da Solidariedade:
Juntar-se a outros consumidores, nomeadamente tornando-se sócio de uma organização, só lhe poderá trazer vantagens, pois quantas mais forem as vozes, mais alto falarão, e melhor poderá defender os seus direitos e interesses. Também há casos de associações que se formam para resolver uma situação isolada e depois se extinguem, como por exemplo uma associação de moradores de determinada zona, que é feita para resolver um problema de estradas.
b) O Dever da Consciência Crítica:
Cada consumidor tem o dever de estar atento e ter consciência crítica em relação à qualidade e preço dos produtos e serviços que lhe são disponibilizados pelos agentes económicos. Sempre que entender que há motivo reclame, pois só assim os males podem ser reparados.
c) O Dever de Agir:
Tem o dever de agir perante as situações em que se sinta enganado ou injustiçado, pois se não o fizer continuará a ser explorado, e permitirá que outros também o sejam.
d) O Dever da Preocupação Social:
O dever da preocupação social que tem de ter consciência sobre o impacto que o seu consumo provoca sobre os outros cidadãos, especialmente sobre os grupos mais desfavorecidos, seja a nível local, nacional ou mesmo internacional. Por isso, consuma, mas não desperdice, pois além de aumentar o volume de resíduos que terão que ser eliminados, deve pensar que o que você deita fora, faz falta a alguém noutra parte do Mundo.
e) O Dever de Consciência Ambiental:
Cada vez mais se fala em ambiente, consciência ambiental, e não e por acaso ou por moda. É um problema sério que terá que começar a enfrentar, pois o seu consumo tem consequências nefastas para o ambiente de hoje, e de amanhã. Deve reconhecer a sua responsabilidade, como a de todos nós, individual e social, para que possam preservar os recursos naturais, que não são inesgotáveis e proteger a terra para as futuras gerações.
(adaptado)
Proposta de actividade:
1. Seleccione um direito e um dever do consumidor e explique porque os considera importante.
2. Os direitos do consumidor estão consagrados na Constituição da República Portuguesa Lei nº 24/96, de 31 de Julho, alterada pelo Decreto Lei nº67/2003, de 8 de Abril. Consulte a lei e mostre em que âmbito/ secção dos direitos gerais dos cidadãos se incluem os do consumidor.
3. Pesquise sobre o que são direitos de cidadania. Explique que direitos consagram.
4. Escreva uma dissertação sobre a relação entre os direitos do consumidor e os direitos de cidadania.
5. Legende o seguinte cartoon:





CLC 2009/2010
AS formadoras

domingo, 22 de novembro de 2009

Os Satélites de Telecomunicações

Os satélites no mundo actual são de extrema importância, aliás um país que domina a tecnologia de lançamento de satélites é considerado um país já “desenvolvido”, uma vez que a maioria dos meios de comunicação utilizam os satélites como meio de propagação das suas ondas. Um exemplo comum é a televisão. As ondas electromagnéticas têm origem numa estação geradora e lançadas para a órbita da terra, onde são recebidas por um satélite. Este, por sua vez, retransmite o sinal para uma segunda estação na terra, chamada receptora, muitas vezes a milhares de quilómetros de distância. Por meio de sinais electromagnéticos auxiliados pelos satélites, também funcionam alguns tipos de telemóveis, televisões e respectivos canais por assinatura, alguns tipos de radioamador.

A maioria dos satélites de telecomunicações ocupa uma órbita geoestacionária. Uma órbita é considerada geoestacionária quando esta órbita é circular e se processa exactamente sobre o equador da Terra, nos pontos de latitude zero e a sua rotação acompanha exactamente a rotação da Terra.
Desta forma para um observador que estiver situado sobre a superfície, verá que um satélite pertencente a uma órbita geoestacionária permanece sempre na mesma posição.
É o caso da maioria dos satélites artificiais de comunicações e de televisão que ficam em órbitas geoestacionárias a fim de permanecerem sempre sobre a mesma posição aparente e desta forma poderem receber e transmitir dados para uma mesma região constantemente.
Fontes de consulta: www.bandalarga.net
www.wikipédia.org
Alexandra Simão - NS1

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Evolução do Motor: impacto na vida actual

No dia 12 de Novembro, a Turma NS4, dando cumprimento à actividade integradora - A evolução do motor: impacto na vida actual - realizou uma exposição dedicada às 4 gerações do Opel Corsa - dos anos 80 à actualidade - acompanhada de uma explicação técnica proferida pelo formando Júlio Dias, mecânico de profissão e que a nível pessoal alimenta o gosto pela recuperação de motores.
Simultaneamente expôs no Polivalente da escola um conjunto de trabalhos mostrando a evolução técnica de vários tipos de motores e seus componentes. Apresentaram gráficos demonstrativos da relação entre o motor e o impacto ambiental. Mostraram, ainda, a evolução dos computadores, da televisão e da fotografia ao longo dos tempos. Estes trabalhos foram apresentados e explicados pelos formandos da turma, tornando a visita à exposição interessante, dinâmica e interactiva para todos os formandos do curso EFA e professores que assistiram.

Transformações e Evoluções Técnicas

Progresso e Tecnologia (citações famosas)


Proposta de actividade:

1. Das citações que em seguida se transcrevem sobre progresso e tecnologia, escolha aquela com que mais se identifica e justifique a sua preferência.

Tornou-se chocantemente óbvio que a nossa tecnologia excedeu a nossa humanidade.
Einstein, Albert

Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinta de magia.
Clarke, Arthur

Todo o nosso progresso tecnológico, que tanto se louva, o próprio cerne da nossa civilização, é como um machado na mão de um criminoso.
Einstein, Albert

Seja qual for o país, capitalista ou socialista, o homem foi em todo o lado arrasado pela tecnologia, alienado do seu próprio trabalho, feito prisioneiro, forçado a um estado de estupidez.
Beauvoir, Simone de

É preciso desconfiarmos dos engenheiros, as coisas começam pela máquina de costura e acabam na bomba atómica.
Pagnol, Marcel

O único verdadeiro progresso é o interior. O progresso material é um nada.
Green, Julien

O mundo move-se tão depressa actualmente, que uma pessoa que diz que alguma coisa não pode ser feita é em geral interrompida por alguém que já o está a fazer.
Hubbard, Elbert

Todo o progresso é precário, e a solução para um problema coloca-nos diante de outro problema.
King, Martin Luther

O homem sensato adapta-se ao mundo; o insensato persiste na tentativa de adaptar o mundo a si próprio. No entanto, todo progresso humano deve-se aos homens insensatos.
Shaw, George Bernard

É simples e óbvio que o carro, mais do que qualquer cavalo, é uma extensão do homem que transforma o cavaleiro num super-homem. É um meio social quente e explosivo.
Mcluhan Marshall

O analfabeto do século XXI não será aquele que não conseguir ler ou escrever, mas aquele que não puder aprender, desaprender e, por fim, aprender de novo.
Toffler, Alvin

Quanto maior é a rapidez de transformação de uma sociedade, mais temporárias são as necessidades individuais. Essas flutuações tornam ainda mais acelerado o senso de turbilhão da sociedade.
Toffler, Alvin

Estamos nos anos inícios de um tempo que chamo de "década digital" - uma era em que os computadores deixarão de ser meramente úteis para se tornar uma parte significativa e indispensável de nossa vida diária.
Gates, Bil



2. Faça uma lista das principais invenções ou progressos gerados pelo homem. Seleccione aquele que na sua opinião é o mais importante da História. Justifique.


3. Reflicta sobre as transformações e evoluções técnicas de um destes equipamentos e sistemas técnicos, à escolha: a Fotografia, a Imprensa, a Rádio, a Televisão, a Internet. (Deverá apresentar o trabalho estruturado em introdução, desenvolvimento e conclusão.)
















4. Comente o cartoon, atendendo ao processo evolutivo do homem e da televisão durante os últimos anos.


CLC 2009/2010

As formadoras.

Reflexão sobre as sufragistas


Hoje em dia as pessoas começam a ser mais tolerantes e a respeitar as diferenças de culturas, religião, raça, sexo, ideologias e políticas, pois são opções de cada um, mas nem sempre foi assim, á alguns anos atrás não eram tolerantes com as mulheres, estas não podiam votar nem ter emprego, o emprego era ficar em casa a tomar conta dos filhos e fazer as tarefas de casa e do campo, até que algumas mulheres britânicas uniram-se para reivindicar o direito de voto, essas mulheres acharam que se pudessem votar seriam capazes de solucionar problemas causados por leis injustas que as impediam de trabalhar. Foram presas e torturadas, mas depois de tanta discriminação as sufragistas como foram chamadas conseguiram conquistar o direito de voto e é graças que as mulheres podem exercer o direito de voto. A mentalidade das pessoas tem vindo a mudar desde então.


Alexandra Simão NS1

Projecto de intervenção- Cantinho do Céu

Nome do projecto/descrição do projecto


Nome do projecto: Cantinho do céu
Descrição do projecto: Este projecto, sem fins lucrativos, foi criado para dar apoio e cuidados médicos aos idosos do concelho de Vila Verde.

Objectivos

Manutenção da Saúde em idade avançada
Prevenção de doenças
Detecção de doenças e tratamento precoce
Máximo grau de independência
Cuidado e apoio durante doenças terminais
Tratamentos adequados

Justificação das necessidades

Existem no concelho muitos idosos que vivem sozinhos , sem nenhum tipo de apoio, este projecto foi criado para lhes dar um pouco de companhia e ao mesmo tempo prevenir e tratar doenças de incapacidade em idades avançadas.

Área geográfica/Público alvo

Este projecto é alargado a todo o concelho de Vila Verde.
Principalmente idosos

Meios necessários

A nível de meios humanos são necessários médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e auxiliares;
Um gabinete, material médico e transporte para fazer domicílios.
Meios financeiros – 100 mil euros
Renda/ano – 7500 euros;
Material médico – 50 mil euros;
Transporte – 5000 mil euros
Ordenados – 36.500 mil euros
Despesas mensais – 1000 euros.

Parcerias

Apoios possíveis - Santa casa da Misericórdia;
Parcerias - Segurança social;
Instituto de emprego P.O.C;
Escola secundária de Vila Verde Curso profissional;
Donativos.

Calendarização do projecto

Janeiro a Março - Pesquisa de mercado e elaboração e apresentação do projecto
Abril a Junho – Aluguer de espaço e fazer as respectivas obras
Julho a Agosto - contratação de pessoal especializado
Setembro e Outubro – Publicidade;
Novembro e Dezembro – Inauguração e abertura.

Calendarização das actividades

Novembro – Magusto;
Dezembro – Jantar de Natal;
Janeiro – Cantar as janeiras;
Fevereiro – Realização e venda de produtos para o dia dos namorados;
Março – Desfile de ranchos folclóricos;
Abril – Realização e venda dos folares de pascoa;
Maio – Venda de ramos de flores para o dia da mãe;
Junho – Confecção de comidas para venda na festa de S. António;
Julho – Passeio ao santoinho;
Agosto – Produzir e Vender de artesanato;
Setembro – Realização de um passeio as Vinhas e adegas do douro;
Outubro – Venda de produtos regionais na festa das colheitas

Mecanismos de avaliação projecto

Fiscalização dos nossos parceiros financeiros;
Inquéritos aos utentes e familiares.


Trabalho realizado por: NS1
Alexandra Simão
Helena Vilaverde
Manuela Cerqueira

TIC e Ensino


As novas tecnologias tem um papel importante no ensino de alunos bem como na formação de adultos, porque permitem aprender a fazer pesquisas, a enriquecer continuamente a nossa cultura e saberes, bem como estimular e desenvolver a criatividade e o desenvolvimento pessoal. Através das novas tecnologias podemos ter plataformas e-learning, que não exigem a presença física de professor sendo um ensino á distância e também hoje em dia já se podem fazer mestrados através da internet. As novas tecnologias vieram permitir que alunos com necessidades educativas especiais tenham mais independência e autonomia por exemplo, quando têm problemas na fala que não conseguem comunicar, hoje em dia através das novas tecnologias ele pode comunicar através de um computador, assim como alunos paraplégicos ou tetraplégicos tem cadeiras de rodas especiais com bases nas novas tecnologias. Os alunos hospitalizados continuam a participar nas aulas por vídeo conferência.
Alexandra Simão Ns1

O preconceito religioso

Suponho que uma das práticas que pode ajudar a eliminar ou reduzir preconceitos religiosos é tentar conhecer e as religiões através de livros, internet ou outros meios e respeitar quem as segue, não me parece que as religiões sejam assim tão diferentes as religiões são quase todas monoteístas, e não sabemos qual delas é a correcta porque nos só conhecemos a que nos ensinaram mas não quer dizer que as outras religiões não estão, por isso acho que o conhecimento de outras religiões ajudava as pessoas a serem menos preconceituosas em relação à religião. Usar os meios de comunicação fazer debates sobre a religião para esclarecer e fazer valer o seu ponto de vista.
Manuela Cerqueira, Turma NS1
Acho que nos dias que correm há uma remota possibilidade de acontecerem perseguições, já que desde o holocausto até à actualidade a mentalidade evoluiu. No Médio Oriente árabes e judeus, apesar de se envolverem em confrontos, estes nunca chegariam a tomar proporções tão grandes como a perseguição dos nazis aos judeus durante a segunda guerra mundial.
Helena VilaVerde, Turma Ns1

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Cristianismo


A fé se expandiu da Palestina para a Europa, o oeste da Ásia e o norte da África, e, através de pregação e ensinamento constantes, continuou a espalhar-se por todo o mundo desde então. Desde o século 16, colonos europeus trouxeram a fé cristã para as Américas, e no século 19 houve uma grande expansão quando missionários seguiram os colonizadores europeus em várias regiões da África e da Ásia.

Número de praticantes – Actualmente o cristianismo possui cerca de 2,13 biliões de adeptos, sendo a maior religião mundial adoptada por cerca de 33% da população do mundo. É a religião predominante na Europa, América, Oceânia e em grande parte de África e partes da Ásia.

Praticas – Os católicos e os ortodoxos interpretam as formas de culto (ou missa, para o catolicismo) cristãs em termos de sete sacramentos, considerados como graças divinas:
. Baptismo
• Eucaristia
• Matrimónio
• Confirmação ou crisma
• Penitência
• Extrema-unção ou Unção dos enfermos
• Ordem

Trabalho elaborado por: Fatima Pimenta
Turma NF2

O Informador

O Informador foi sem dúvida nenhuma o elo mais forte deste filme baseado na vida real. O informador teve uma atitude ética de grande profissional, ao divulgar na praça pública a atitude da tabaqueira. A tabaqueira sabendo que os produtos químicos que estavam presentes nos cigarros eram extremamente prejudiciais á saúde dos fumadores, podendo causar-lhes a morte, preferiu manter o silêncio e continuar a ter os grandiosos lucros financeiros em vez de divulgarem a verdadeira realidade.
Com a tentativa de esclarecimento por parte do informador, começam a surgir as pressões tanto para o informador como para a estação televisiva onde deu a entrevista. O cientista queria contar o que estava mal, mas estava preso através do sigilo profissional. Mas para defender a saúde pública o informador estava disposto a pôr em risco a sua carreira e vida familiar . Apesar de um casamento em declínio, ele enfrenta uma entrevista televisiva e arrisca-se a ser preso por falta de respeito para com o tribunal. Os mass media tentaram manipular a opinião pública, pondo em causa a sua credibilidade levantando suspeitas da sua vida privada. No final, quem saiu a ganhar foi a saúde pública, e o grande derrotado acabou por ser o informador porque perdeu a família e teve uma grande queda a nível profissional.

Trabalho elaborado por: Fernando Maia
Turma NS2

Porta Aberta


Gabinete de Apoio á vítima de violência doméstica.
Quarenta mulheres perderam a vida, este ano, vítimas de violência doméstica

O Gabinete Porta Aberta é uma instituição sem fins lucrativos
Apoia as vítimas de violência prestando apoio psicológico, social e jurídico gratuito e confidencial. O relatório da instituição permite tirar algumas conclusões sobre quem são as vítimas e quem são os agressores e mostra que a maioria destes crimes é prolongado no tempo.

Quase oito mil vítimas de violência doméstica:

Equipa

Isabel Vilas Boas – Directora da instituição
Fernanda Borges – responsável pela angariação de fundos
Elisabete Silva – responsável pela organização das tarefas dos voluntários

Área geográfica do distrito de Braga.
Público – alvo: mulheres , que sofrem maus tratos

Número de vítimas de violência doméstica aumenta em relação ao ano passado


Meios necessários financeiros

Estabelecimento de parcerias Câmara Municipal de Braga , Segurança Social, Igreja e Junta de Freguesia.


Angariação de fundos através :
Campanhas de solidariedade e donativos de empresas privadas e particulares

Meios materiais necessários

A Câmara disponibilizou uma casa gratuitamente com água e luz

Mobiliário

Roupas

Carrinha

Alimentos

Produtos de higiene

Meios humanos necessários

Membros da direcção da associação


Voluntários – médicos ,psicólogos, enfermeiros e outro pessoal auxiliar
(cozinheiros, empregados de limpeza e etc.)


Calendarização das actividades

Novembro - pedido de habitação á câmara; pedido de ajuda financeira á Segurança Social ,Igreja e Junta de Freguesia.
Dezembro - realização de um concerto com vários cantores famosos, chá de beneficência, realização de uma maratona (valor de inscrição 20€)



Janeiro - abertura da instituição e criação da linha gratuita (101010100).
Divulgação através do cinema, televisão e através da Internet ( www.braga.com.pt)

“Mutilação e tristeza” Estas mulheres precisam de estabilidade


Mecanismos de avaliação

Através de reuniões trimestrais chegamos á conclusão que este projecto é viável, através dos voluntários ,donativos e angariação de fundos.
Através da quantidade de pedidos de ajuda das vítimas e do número de mulheres recém chegadas á instituição.

Trabalho realizado por:
Fernanda Borges

Elisabete Silva

Isabel Vilas Boas

Turma 2 Curso EFA CP










“O Diário de Anne Frank”


O Diário de Anne Frank (em alemão: Das Tagebuch der Anne Frank. em holandês, a língua do diário original: HET ACHTERHUIS - Dagboekbrieven 14 juni 1942 - 1 augustos 1944. em inglês: The Diary of a Young Girl, como dizem no livro, ou The Diary of Anne Frank, como é no filme.) é um diário escrito por Anne Frank entre 12 de Junho de 1942 a 1 de Agosto de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial.
Escondida com sua família e outros judeus em Amesterdão durante a ocupação Nazista na Holanda, Anne Frank com 13 anos de idade conta em seu diário a vida deste grupo de pessoas.
Em 4 de Agosto de 1944, agentes da Gestapo detém todos os ocupantes que estavam escondidos em Amesterdão e levam-nos para vários campos de concentração. No mesmo dia da prisão dos pais de Anne, entregam o diário dela para o pai Otto Heinrich Frank. Anne Frank faleceu no campo de concentração Bergen-Belsen no fim de Fevereiro de 1945.
Otto foi o único dos escondidos que sobreviveu no campo de concentração. Em 1947 o pai decide publicar o diário, como Anne desejava em vida. O diário está no Instituto Holandês para a Documentação da Guerra. O Fundo Anne Frank (na Suíça) ficou como herdeiro dos direitos da obra de Anne Frank. O pai Otto Heinrich Frank faleceu em 1980.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%A1rio_de_Anne_Frank
Trabalho elaborado por: Fernanda Borges (NS2)

Islamismo

Uma religião que surgiu na Península Arábica no século VII, baseada nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé (Muhammad) e numa escritura sagrada, o Alcorão. A religião é conhecida ainda por islamismo.

Na visão muçulmana, o Islão surgiu desde a criação do homem, ou seja, desde Adão, sendo este o primeiro profeta dentre inúmeros outros, para diversos povos, sendo o último deles Maomé.
Cerca de duzentos anos após Maomé, o Islão já se tinha difundido em todo o Médio Oriente, no Norte de África e na península Ibérica, bem como na direcção da antiga Pérsia e Índia. Mais tarde, o Islão atingiu a Anatólia, os Balcãs e a África sul-africana. Recentes movimentos migratórios de populações muçulmanas no sentido da Europa e do continente americano levaram ao aparecimento de comunidades muçulmanas nestes territórios[.
A mensagem do Islão caracteriza-se pela sua simplicidade: para atingir a salvação basta acreditar num único Deus, rezar cinco vezes por dia, submeter-se ao jejum anual no mês do Ramadão, pagar dádivas rituais e efectuar, se possível, uma peregrinação à cidade de Meca.
O Islão é visto pelos seus aderentes como um modo de vida que inclui instruções que se relacionam com todos os aspectos da actividade humana, sejam eles políticos, sociais, financeiros, legais, militares ou interpessoais. A distinção ocidental entre o espiritual e temporal é, em teoria, alheia ao Islão.
O livro sagrado do Islamismo é o Alcorão, o derradeiro livro revelado a Muhammad. O Islão reúne hoje entre 1,5 a 1,8 bilhão de crentes

• Os muçulmanos acreditam que Maomé foi um homem leal, como todos os profetas, e que os profetas são incapazes de acções erradas (ou mesmo testemunhar acções erradas sem falar contra elas), por vontade de Alá. A recitação e aceitação do credo (Chahada ou Shahada);
• Orar cinco vezes ao longo do dia (Salá,Salat ou Salah);
• Pagar esmola (Zakat ou Zakah);
• Observar o jejum no Ramadão (Saum ou Siyam)
• Fazer a peregrinação a Meca (Haj) se tiver condições físicas
Meca considerada o maior centro de peregrinação do mundo.
A cidade de Jerusalém é o terceiro local sagrado do O segundo local sagrado do islamismo é Medina, cidade para Islão.

Trabalho elaborado por: Alzira Costa Turma-NS2

Fonte
http://latinoamericana.org/2003/textos/portugues/Beozzo.htm

Budismo

Actualmente, o Budismo é praticada no Norte da Índia, Nepal, Tibete, China, Japão, Mongólia, Coréia e outros países no Sudeste da Ásia.
Budismo é uma família de crenças e práticas considerada por muitos uma religião, baseada nos ensinamentos atribuídos a Siddhartha Gautama, comumente conhecido como "O Buda" (o Iluminado), que nasceu onde hoje é o Nepal. Ele viveu e ensinou na região nordeste do sub continente Indiano e provavelmente veio a falecer cerca de 400 a.C
O Budismo foi fundado na Índia em aproximadamente 528 a.C. pelo príncipe Sidarta Gotama, o Buda (o Iluminado, cuja existência estendeu-se aproximadamente de 563 a 483 a.C.), Hoje em dia, a maior concentração de seguidores budistas localiza-se na região do leste asiático). A Índia atual, na verdade, possui grande maioria hinduísta (pouco mais de oitenta por cento de sua população total).


O Budismo esta em 7º lugar das relegiões existindo actualmente – 378,8 milhões de adeptos.
As práticas usadas no Budismo é a viagem Astral: é a viagem fora do corpo físico, onde com meditação a alma consegue sair fora do seu corpo físico e ir para diversos lugares na velocidade do pensamento ;oráculo: o oráculo é o médium que incorpora espíritos; Yoga: o Budismo que penetrou no Tibete é o Budismo Hindu, então o Yoga que é uma pratica Hindu também penetrou no Tibete eles praticam posturas, exercícios de respiração e Meditação do Yoga; Astrologia: é extremamente usada no Budismo Tibetano. Eles conferem à vida das pessoas, para que elas já saibam o que a vida espera delas e quais serão suas missões.


Os signos do Budismo são: Lebre, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Ave, Cão, Porco, Rato, Boi, Tigre e Lebre. Cada um respectivo à um ano; Mantra: o mantra é uma prática espiritual feita com a fala ou o pensamento em uma fala; Mandala: é apenas uma imagem, mas quando ligada a mente produz energias invisíveis que pode auxiliar as pessoas em diversos processos como limpeza energética, cura, iluminação, resolver problemas e etc; Medicina Budista Tibetana: é a medicina com os princípios Budistas unido com a Aiuriveda (Medicina Hindu) e com a Medicina Chinesa, muito conhecida aqui no ocidente; Meditação: existem muito métodos de meditação praticados no Budismo Tibetano. Um método muito interessante é que eles deitam pelados no gelo em Meditação e o corpo deles aquecem com a Meditação e o gelo em volta deles começa a derreter; Técnicas Secretas: existe no Budismo Tibetano técnicas que são secretas e só um número pequeno de pessoas as aprendem. Quem aprende essas técnicas são pessoas chamadas de iniciadas, pois elas foram iniciadas no conhecimento secreto.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Budismo
http://an.locaweb.com.br/Webindependente/Buddhismo/budismotibetano.htm
http://an.locaweb.com.br/Webindependente/Buddhismo/budismotibetano.htm
www.meditationclub.com/buda.jpg
www.abril.com.br/.../meditacao-homem-arvore.jpg

Trabalho elaborado por: Fernanda Borges, Elisabete Silva; Isabel Vilas Boas (NS2)

Projecto de intervenção: Associação EcoAmbiental


Associação EcoAmbiental



Associação de prevenção na area ambiental


Projecto


EcoAmbiente é uma associação sem fins lucrativos, criada para sensibilizar os cidadãos da realidade dos problemas causados no meio ambiente.


Equipa

Sandra Cunha --------- Administração
Rui Pedro --------------- Tesoureiro
Ana Peixoto ------------ consultoraÁrea

Área Geográfica

Uma associação criada para apoiar o concelho de Vila Verde.

Públicoalvo

Crianças
Comerciantes
População em Geral

Material Necessário

Escopontos
Material Gráfico

Apoio Humano
Voluntários

Apoios Financeiros

Apoio de Empresas Privadas - 1.500€
Apoio dos Cidadãos – 900.00€

Parcerias

Câmara Municipal de Vila Verde
Patrocínios de Gráficas


Calendarização

JANEIRO
Publicação na Internet
Angariação de fundo
Distribuição de panfletos
Distribuição de ecopontos

FEVEREIRO
Recolha de Lixo Quinzenal
Angariação de fundos

MARÇO
Palestra sobre o ambiente na escola.
Recolha de Lixo Quinzenal

ABRIL
Distribuição de panfletos
Colocação de Publicidade Digital.
Recolha de Lixo Quinzenal

MAIO
Angariação de Fundos
Recolha de Lixo Quinzenal

JUNHO
Semana de Actividades nas escolas para incentivar, ajudar a proteger o ambiente.
Recolha de Lixo Quinzenal

JULHO
Recolha de Lixo quinzenal.

AGOSTO
Distribuição de Panfletos
Recolha de Lixo Quinzenal

SETEMBRO
Recolho de lixo Quinzenal
Colocação de Publicidade Digital.

OUTUBRO
Recolha de Lixo Quinzenal
Angariação de Fundos

Novembro
Recolha de Lixo Quinzenal


DEZEMBRO
Recolha de Lixo Quinzenal
Festa de Natal para as Crianças

Avaliação
A avaliação deste projecto é positiva, os cidadãos estão aderir bastante ao projecto e o concelho está a sentir a diferença.

Tipo de Avaliação
Reuniões mensais com administração
Inquéritos
Recolha de Informações através da população.

Trabalho Elaborado por:
Sandra Cunha
Ana Peixoto
Rui Pedro

Cidadania e Profissionalidade

Núcleo Gerador: Abertura Moral e Argumentação e Assertividade.

Tema: DR3 Pluralismos e representação plural e mecanismo deliberativos.

Proposta de um Projecto de Intervenção: Apoio a Crianças Desfavorecidas do Alto Cávado (ACDAC)


Justificação da necessidade

No Vale do Cávado existe actualmente muito desemprego, e em muitos lares os filhos sem ocupação e com o ambiente familiar degradado, entram em caminhos não muito aconselháveis, como o alcoolismo, prostituição e droga, daí que faz todo o sentido criar uma associação que dê apoio.

Área Geográfica de intervenção

Projecto de Apoio a Crianças Desfavorecidas do Vale do Cávado (CDAC) – angaria fundos e bens de 1ª necessidade e distribui por associações não governamentais, sem fins lucrativos que apoiam crianças desprotegidas.
A nossa sede situa-se na Rua Francisco nº 222 – Vila Verde – telefone nº 253333444 – email acdmminho@.gmail.com
O nosso armazém encontra-se sedeado no Parque Industrial de Gême.

Os meios financeiros necessários

Banco BPI - 1500 € anuais
Caixa Geral Depósitos – 2000 € anuais
Segurança Social – 700 € anuais
Município de Vila Verde - cedência do espaço para a sede, e um pavilhão polidesportivo.
Município Amares – 1000 €
Município Povoa Lanhoso – Oferta de 2 computadores
Privados – 12000 € angariados

Parcerias

Junta de freguesia de Vila Verde– Apoio logístico, e apoio de psicólogo
Várias empresas do vale do Cávado – Donativos de roupa , alimentos, combustíveis , brinquedos, água engarrafada, calçado etc
Misericórdia de Vila Verde– Cedência de carrinhas com motorista.

Meios Humanos

Os Três fundadores deste projecto e jovens voluntários de Vila Verde.

Calendarização

Nos meses de Setembro Outubro e Novembro fazemos a angariação de bens.
Maio e Junho Torneio de Jogos.
Dezembro distribuição de donativos e bens de primeira necessidade.

Meios Materiais

2 Computadores ligados à Internet
2 Carrinhas de 3 lugares
6 carros de carga transbloco
caixotes de metal
paletes de madeira
prateleiras metálicas.
Formamos uma equipa de futebol com jovens desintegrados da sociedade
Realizamos jogos com equipas profissionais de desporto no sentido de angariar fundos, cobrando uma taxa mínima, sendo que ao mesmo tempo ocupamos os jovens desfavorecidos.

Mecanismo de Avaliação do projecto

Após a confirmação de parcerias já feitas e com o resultado de 17200€ já em caixa, e com a quantidade já angariada de bens de primeira necessidade, com a cedência do espaço para a sede, temos o primeiro passo dado.

A solicitação de várias associações para usufruírem de apoio do nosso projecto, dá-nos força para prosseguir.
Com a grande participação do voluntariado.

Mecanismo de avaliação do projecto

Com inquéritos realizados nos concelhos envolventes, sentimos que o nosso trabalho está a ter forte reconhecimento devido à grande divulgação
Ficou lavrado em acta que as reuniões serão realizadas trimestralmente, entre os fundadores, para avaliação e distribuição de tarefas.

Trabalho realizado por:
NS2
Alzira Costa
Fátima Pimenta
Fernando Maia

Nota: Os dados apresentados neste projecto são fictícios.

Actividades numa casa de acolhimento para idosos - Aboim da Nóbrega


Esta actividade realizou-se no dia 7 de Novembro de 2009, pelas 15 horas. Nela participaram formandos do “Curso de Educação e Formação de Adultos (Secundário) - Turma 3”: Filomena Santos, Raquel Peixoto, Lurdes Silva, Cristina Pimenta e o professor Jorge Cidade, formadorÁrea de Competência Chave de Cidadania e Profissionalidade.
O objectivo foi proporcionar um contacto mais directo com a realidade do idoso, que vive em casas de acolhimento.
Partimos de Vila Verde cerca das 14h e 30m, com destino a uma casa de acolhimento para idosos, situada no lugar da Chão freguesia de Aboim da Nóbrega concelho de Vila Verde. Chegamos por volta das 15 horas.
Uma vez no local da visita fomos apresentadas aos donos da casa. Seguidamente, estes conduziram-nos até juntos dos utentes. Estas apresentações levaram sensivelmente 30 minutos e resultaram num diálogo com os donos e utentes não acamados. Entre o grupo de idosos residentes havia alguns que se encontravam acamados. O nosso grupo preparou actividades manuais (a elaboração de flores em papel), que realizamos na presença de todos, com o intuito de privilegiar o momento e de demonstrar como se pode utilizar técnicas apropriadas para desenvolver com pessoas da terceira idade. Esta actividade teve a duração de aproximadamente 45 minutos. Aproveitamos para registar o momento tirando fotografias com uma máquina digital.
Com estas tarefas, o diálogo aberto com os donos da casa e com alguns utentes, as palavras brincalhonas da D. Maria, fez – se um bom convívio e um bom ambiente. Desta maneira, os utentes puderam sair fora da rotina do dia-a-dia para quem se encontra num lar, pois um dos objectivos desta actividade era minimizar o sentimento de solidão.
Para finalizar a actividade preparamos um lanche, composto por chá e bolos. Todos lanchamos em franco convívio, num ambiente de carinho, amizade e solidariedade que foi recíproco, Foram momentos diferentes tanto para eles como para nós.
No fim, como gesto de agradecimento distribuímos uma pequena lembrança, para registar a nossa solidariedade e gratidão.




Reflexão: consideramos que esta actividade foi interessante e muito útil pois deu-nos a oportunidade de conhecer de perto a realidade do idoso em casa de acolhimento. Constatámos uma realidade do ser humano que é entendida e encarada com dignidade.

Actividades no Lar de Idosos: S. Vicente de Paulo


No passado dia 14 de Novembro do corrente ano, um grupo de formandos da turma do curso “EFAS Nº 3”, da Escola Secundária de Vila Verde, no qual estamos inseridas, efectuou uma visita ao Lar de Idosos: S. Vicente Paulo. Esta Instituição fica situada nas Parretas, Nº 26, freguesia da Sé, do concelho de Braga. Esta visita/convívio, foi planeada no âmbito da Actividade Integradora “Da Escola à Escola da Vida” e desenvolvida na área de competência chave de Cidadania e Profissionalidade do núcleo gerador “Programação” e nas áreas de CLC e STC .
Participaram na actividade os seguintes elementos: Anabela Almeida, Deolinda Alves, Lidiane Mota, Paula Moreira e Susana Costa. Acompanhou este conjunto de formandos o professor/formador, da disciplina de “Cidadania e Profissionalidade”, Dr. Jorge Cidade.
Ao chegar à Instituição, um elemento do grupo apresentou-nos à Dr.ª Mariana (Administração) e de seguida esta fez o mesmo aos utentes e funcionários/as do lar.
Segundo informações recebidas, os idosos que vivem nesta Instituição rondam os 30 elementos.
Acabadas as apresentações iniciamos a nossa actividade. Um par, (Homem/Mulher) fizeram uma demonstração de danças de salão. Durante cerca de vinte minutos foi uma alegria para todos nós, assistir a este espectáculo, mas em especial, para os mais idosos.
No final das danças de salão o nosso grupo recitou alguns poemas, dos quais destacamos, os de Mário José Silva de Oliveira e Genivaldo Pereira dos Santos. Os poemas foram expressamente dedicados aos utentes da Instituição. Eis alguns dos poemas recitados pelo grupo.

Uma tarde em família

A voz rouca
Marca o compasso do tempo
História gravada no rosto
Sorriso estampado com gosto

Envelhecer com consciência
No balanço da velha cadeira
Com conselhos dos grandes amigos
Ao lado do grande amor

Fechando a janela depressa
O inverno que se convidou
E vem o carinho da família
Lembranças do ano que passou

E a paz entra no peito
De tudo que se sonhou
E fica guardado no tempo

O respeito e o carinho por quem nos cativou.


Mário José Silva de Oliveira

Cabelos brancos
pela vida
Planejados
Nascidos
Criados
Vividos
Amados
Sofridos
Pessoas nossas
Conselheiros
Caridosos
Amáveis
Olhar singelo
No entanto, calmos.
Amigos de verdade
Ensinam-nos!
Perdoam-nos!
Lutam sempre
Lamentam! Mas com razão.
Criam e educam.
Fazem da vida, uma trégua.

Genivaldo Pereira dos Santos

Após a recitação dos versos teve inicio um lanche, já habitual no Lar. Para esta merenda, o nosso grupo contribuiu com queijadas de leite, bolo de ananás e de iogurte.
Na “despedida” e como forma de agradecimento, o grupo ofereceu uma flor, acompanhada com um pequeno poema, a todas as pessoas da Instituição.
Os idosos gostaram muito e demonstraram-no com grande empatia às actividades desenvolvidas. A opinião foi unânime, este tipo de visitas/convívios, devem ser efectuadas mais vezes.
Para nós grupo, esta visita/convívio foi muito gratificante. Verificamos que viver num Lar tem muitas vantagens, tais como: a segurança, o conforto, o convívio e a partilha de conhecimento.
Todas estas actividades foram registadas em vídeos e fotos para mais tarde recordar.




O grupo resposável pela actividade
Professor Jorge Cidade
Lidiane
Susana
Drª Mariana (Responsável do Lar)
Paula
Chantal (Auxiliar)
Deolinda

terça-feira, 17 de novembro de 2009

OS MASS MEDIA

Os Mass Media são sistemas organizados de produção, difusão e recepção de informação. Os principais mass média são: revistas, rádio, TV, Internet, revistas, jornais, livros, diários, multimédia, etc. É através destes meios de comunicação que recebemos informação, divulgação de programação e publicidade.
Os Mass Media infiltraram-se na nossa vida e vieram influenciar a nossa sociedade, todos os dias somos bombardeados com muita informação, por vezes esta informação pode ser enganosa.
Uma das grandes características dos meios de comunicação é a rapidez, atingindo o maior número de pessoas no menor espaço de tempo, principalmente se se tratar de um acontecimento de importância social.
A publicidade de notícias e a divulgação de eventos culturais têm um impacto extremamente positivo na sociedade, porque cria hábitos que são úteis às sociedades, mantendo-as informadas e actualizadas.
Os Mass Media fazem com que estejamos ligados a todo o mundo e informados sobre os acontecimentos da actualidade.
Trabalho realizado por: Elisabete Silva
Turma EFA NS2

Micro e Macro Electrónica (DR2)

Eu escolhi o site do Jornal de Notícias porque é um dos mais conhecidos e antigos jornais portugueses. Os meios de comunicação tiveram um grande desenvolvimento devido à macro electrónica - Internet. A macro electrónica veio abrir um grande leque de “janelas ” de informação a nível mundial, que nos permite assim estar em contacto com vários acontecimentos que ocorrem no mundo ao mesmo tempo. Também tem a facilidade de receber e transmitir informação em tempo real em ligação com as grandes agências noticiosas. Com a introdução da Internet há uns anos a esta parte passa a ser mais fácil e rápidos aos cidadãos estarem informados das mais variadas coisas como, por exemplo, poder saber o trânsito todos os dias antes de sair de casa ou o tempo que vai fazer.
Com estas evoluções tecnológicas, e o domínio cada vez maior da Internet como meio de comunicação de massas, existem algumas desvantagens: cada vez menos as pessoas compram jornais em suporte papel, optando pelo suporte digital e fazendo com que a indústria jornalística esteja em dificuldades podendo levar mesmo à sua extinção. Por outro lado, a informação está dominada pelas grandes agências noticiosas, criando um circulo vicioso daquilo que é transmitido, quando e onde.
Concluo assim que cada vez mais se vai usar o jornalismo digital, porque existem cada vez mais adeptos deste tipo de meio de comunicação de massas, que se torna gratuita ainda que não acessível a toda a gente.

www.jnoticias.pt

Trabalho elaborado por: Fernando Maia
Turma EFA NS2

Comunicações Rádio

Telemóveis -são um equipamento essencial no dia-a-dia. A chegada da Terceira Geração de telemóveis aumentou o número de serviços possibilitando, por exemplo, o registo de imagens e vídeos ou o upload de músicas, jogos ou outros conteúdos através da ligação à Internet.
Exemplos de funcionalidades: Chamadas de vídeo, bluetooth, acesso à Internet, câmaras fotográficas, o cyberbullying aplica-se aos telemóveis, na medida em que é também possível receber chamadas, mensagens (SMS), ou imagens (MMS) SPAM (mensagens de texto ou outras contendo informação/publicidade não solicitada) Bluetooth, se o utilizador não for cuidadoso, pode ser um meio de invasão da privacidade. Vírus, embora seja ainda pouco comum receber vírus no telemóvel, este perigo existe e terá tendência a crescer com o tempo.
Rádio – Um simples e barato aparelho receptor pode atender com rapidez às demandas por lazer e informação de boa parte da população. Ao sair para o trabalho, liga o rádio do carro, coloca no painel da tela o seu destino e o sistema lhe indica, no mapa da cidade, o trajecto livre de congestionamentos.
GPS – Para nós, termos um pequeno "Sistema de Posicionamento Global", mais conhecido por GPS, dá-nos uma grande ajuda quando pretendemos encontrar um ponto de interesse que não sabemos onde fica ou encontrar o caminho mais perto para determinado local.
Mas as funcionalidades dos aparelhos de GPS parecem não ficar por aqui e, ao que tudo indica, brevemente será possível dar-nos indicações para praticarmos uma condução "defensiva", ou seja, o aparelho passará a indicar-nos se a distância a que nos encontramos de um automóvel é segura (Distância de Segurança), quando tempo demora o sinal a mudar de cor bem como qual a velocidade a que dirige o veículo da frente.

Trabalho elaborado por: Fátima Pimenta
Turma EFA NS2

Photoshop

O Adobe Photoshop é o aplicativo de edição de imagem mais usada em computadores Macintosh e Windows. Apesar da concorrência ser forte entre os mais variados programas ao longo dos anos, com preços que chegam a ser simbólicos até alguns milhares de dólares por licença, a Adobe informa que as vendas do Photoshop são responsáveis por mais de 80% do mercado de edição de imagens e que esse número continua crescendo. Isso torna o Photoshop quatro vezes mais usado do que todos os seus concorrentes juntos.
No que diz respeito à edição profissional de imagens, o Photoshop não é apenas líder de mercado, ele também é a única possibilidade para quem preza por maior qualidade nas imagens e seu tratamento.
A vantagem do Photoshop é que com o crescimento das vendas do software é um incentivo claro para a Adobe reinvestir no programa e aperfeiçoar – ou, em alguns casos, corrigir – seus recursos, e quem ganha com isso é sempre o usuário. Enquanto o Photoshop avança numa escalada progressiva, outros fornecedores apresentam recursos mais limitados para recuperar a desvantagem, perdendo, assim cada vez mais sua fatia de mercado.
Embora os concorrentes ofereçam recursos interessantes e, algumas vezes, surpreendentes, no somatório de suas partes eles permanecem bem aquém dos recursos do Photoshop.
Como resultado, o Photoshop mantém o domínio em seu ramo de mercado. Ele nem sempre foi o melhor editor de imagens, nem foi o primeiro deles. Mas sua interface objectiva, combinada com algumas funções importantes fizeram dele o melhor recurso desde a primeira versão. Mais de uma década depois – graças às injecções substanciais de capital e a uma programação altamente criativa por parte da equipe da Adobe e do criador do Photoshop, Thomas Knoll –, ele passou a ser o mais conhecido programa de sua categoria.
Exemplo de uma imagem tratada pelo Photoshop


Trabalho efectuado pela formanda Marta Fernandes
Turma EFA NS2

Importância dos Mass Media

Os meios de comunicação social são importantes na nossa vida social e económica. Desde o aparecimento da rádio, jornal, revistas e mais tarde a televisão os ser humano teve um maior conhecimento sobre o mundo actual.
A televisão é a nossa principal fonte de informação e de entretenimento. O sector audiovisual move grandes interesses comerciais e levanta questões em matéria de diversidade cultural, de serviço público e de responsabilidade social.
As novas tecnologias tem trazido grandes mudanças a nível de criatividade e inovação, tanto ao particular como às empresas e isso reflecte uma mudança social e económica.
A oferta de novos produtos e serviços competitivos, deve-se ao recurso crescente a redes digitais de informação e comunicação. Com as novas tecnologias verifica-se o aparecimento de novos produtos com o impacto em vários domínios, como trabalho, ciência, saúde, lazer, energias, transportes, ambiente.
Muitas mudanças significativas surgiram com o aparecimento desta economia renovada, nomeadamente no mercado de trabalho, com maior competitividade, qualidade dos produtos com capacidade de internacionalização, e maior qualidade de serviço ao consumidor. Mas com isto surgiram novas formas de trabalho: tele-trabalho, trabalho virtual, que necessita de operadores que dominam a linguagem das novas tecnologias.
Assim, as empresas necessitam de operadores motivados e comprometidos, para que se tornem mais competitivas, daí a criação de um novo modelo de gestão e administração centrado no cliente e na qualidade.



Trabalho Elaborado por Rui Pedro
Turma EFA NS2

Vantagens da Utilização do Computador no Local de Trabalho

As vantagens da utilização do computador no meu local de trabalho são muitas: a nível de organização de dados de clientes, fornecedores, preçários. No que diz respeito à comunicação e informação, é muito útil e muito utilizado e também mais económico. Por exemplo, encomendas aos fornecedores são feitas pela Internet, pedidos de preços, alguma informação relacionada com algum artigo e mesmo uma grande parte da correspondência é feita através da Internet.
O computador é, actualmente, a ferramenta mais utilizada e a mais importante do nosso dia-a-dia, principalmente porque trabalho numa empresa de venda de electrodomésticos, artigos sobre os quais podemos ter informação nos sites das marcas.

Trabalho elaborado por: Alzira Costa
Turma EFA NS2