quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Actividades no Lar de Idosos: S. Vicente de Paulo


No passado dia 14 de Novembro do corrente ano, um grupo de formandos da turma do curso “EFAS Nº 3”, da Escola Secundária de Vila Verde, no qual estamos inseridas, efectuou uma visita ao Lar de Idosos: S. Vicente Paulo. Esta Instituição fica situada nas Parretas, Nº 26, freguesia da Sé, do concelho de Braga. Esta visita/convívio, foi planeada no âmbito da Actividade Integradora “Da Escola à Escola da Vida” e desenvolvida na área de competência chave de Cidadania e Profissionalidade do núcleo gerador “Programação” e nas áreas de CLC e STC .
Participaram na actividade os seguintes elementos: Anabela Almeida, Deolinda Alves, Lidiane Mota, Paula Moreira e Susana Costa. Acompanhou este conjunto de formandos o professor/formador, da disciplina de “Cidadania e Profissionalidade”, Dr. Jorge Cidade.
Ao chegar à Instituição, um elemento do grupo apresentou-nos à Dr.ª Mariana (Administração) e de seguida esta fez o mesmo aos utentes e funcionários/as do lar.
Segundo informações recebidas, os idosos que vivem nesta Instituição rondam os 30 elementos.
Acabadas as apresentações iniciamos a nossa actividade. Um par, (Homem/Mulher) fizeram uma demonstração de danças de salão. Durante cerca de vinte minutos foi uma alegria para todos nós, assistir a este espectáculo, mas em especial, para os mais idosos.
No final das danças de salão o nosso grupo recitou alguns poemas, dos quais destacamos, os de Mário José Silva de Oliveira e Genivaldo Pereira dos Santos. Os poemas foram expressamente dedicados aos utentes da Instituição. Eis alguns dos poemas recitados pelo grupo.

Uma tarde em família

A voz rouca
Marca o compasso do tempo
História gravada no rosto
Sorriso estampado com gosto

Envelhecer com consciência
No balanço da velha cadeira
Com conselhos dos grandes amigos
Ao lado do grande amor

Fechando a janela depressa
O inverno que se convidou
E vem o carinho da família
Lembranças do ano que passou

E a paz entra no peito
De tudo que se sonhou
E fica guardado no tempo

O respeito e o carinho por quem nos cativou.


Mário José Silva de Oliveira

Cabelos brancos
pela vida
Planejados
Nascidos
Criados
Vividos
Amados
Sofridos
Pessoas nossas
Conselheiros
Caridosos
Amáveis
Olhar singelo
No entanto, calmos.
Amigos de verdade
Ensinam-nos!
Perdoam-nos!
Lutam sempre
Lamentam! Mas com razão.
Criam e educam.
Fazem da vida, uma trégua.

Genivaldo Pereira dos Santos

Após a recitação dos versos teve inicio um lanche, já habitual no Lar. Para esta merenda, o nosso grupo contribuiu com queijadas de leite, bolo de ananás e de iogurte.
Na “despedida” e como forma de agradecimento, o grupo ofereceu uma flor, acompanhada com um pequeno poema, a todas as pessoas da Instituição.
Os idosos gostaram muito e demonstraram-no com grande empatia às actividades desenvolvidas. A opinião foi unânime, este tipo de visitas/convívios, devem ser efectuadas mais vezes.
Para nós grupo, esta visita/convívio foi muito gratificante. Verificamos que viver num Lar tem muitas vantagens, tais como: a segurança, o conforto, o convívio e a partilha de conhecimento.
Todas estas actividades foram registadas em vídeos e fotos para mais tarde recordar.




O grupo resposável pela actividade
Professor Jorge Cidade
Lidiane
Susana
Drª Mariana (Responsável do Lar)
Paula
Chantal (Auxiliar)
Deolinda

Sem comentários:

Enviar um comentário