quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Actividades numa casa de acolhimento para idosos - Aboim da Nóbrega


Esta actividade realizou-se no dia 7 de Novembro de 2009, pelas 15 horas. Nela participaram formandos do “Curso de Educação e Formação de Adultos (Secundário) - Turma 3”: Filomena Santos, Raquel Peixoto, Lurdes Silva, Cristina Pimenta e o professor Jorge Cidade, formadorÁrea de Competência Chave de Cidadania e Profissionalidade.
O objectivo foi proporcionar um contacto mais directo com a realidade do idoso, que vive em casas de acolhimento.
Partimos de Vila Verde cerca das 14h e 30m, com destino a uma casa de acolhimento para idosos, situada no lugar da Chão freguesia de Aboim da Nóbrega concelho de Vila Verde. Chegamos por volta das 15 horas.
Uma vez no local da visita fomos apresentadas aos donos da casa. Seguidamente, estes conduziram-nos até juntos dos utentes. Estas apresentações levaram sensivelmente 30 minutos e resultaram num diálogo com os donos e utentes não acamados. Entre o grupo de idosos residentes havia alguns que se encontravam acamados. O nosso grupo preparou actividades manuais (a elaboração de flores em papel), que realizamos na presença de todos, com o intuito de privilegiar o momento e de demonstrar como se pode utilizar técnicas apropriadas para desenvolver com pessoas da terceira idade. Esta actividade teve a duração de aproximadamente 45 minutos. Aproveitamos para registar o momento tirando fotografias com uma máquina digital.
Com estas tarefas, o diálogo aberto com os donos da casa e com alguns utentes, as palavras brincalhonas da D. Maria, fez – se um bom convívio e um bom ambiente. Desta maneira, os utentes puderam sair fora da rotina do dia-a-dia para quem se encontra num lar, pois um dos objectivos desta actividade era minimizar o sentimento de solidão.
Para finalizar a actividade preparamos um lanche, composto por chá e bolos. Todos lanchamos em franco convívio, num ambiente de carinho, amizade e solidariedade que foi recíproco, Foram momentos diferentes tanto para eles como para nós.
No fim, como gesto de agradecimento distribuímos uma pequena lembrança, para registar a nossa solidariedade e gratidão.




Reflexão: consideramos que esta actividade foi interessante e muito útil pois deu-nos a oportunidade de conhecer de perto a realidade do idoso em casa de acolhimento. Constatámos uma realidade do ser humano que é entendida e encarada com dignidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário