terça-feira, 17 de novembro de 2009

“Mass Media"

O Homem, desde sempre, necessitou de comunicar, ou seja, trocar ideias, expressar opiniões, no fundo partilhar algo com os seus semelhantes. Tendo em conta um período relativamente recente, apareceram os Mass Media, que englobam, entre outros, o cinema, a televisão, a rádio, a imprensa e mais recentemente a Internet que é considerado o maior depósito artístico de sempre. Os Mass Media são, não só um produto da história, mas desempenham, actualmente, um papel muito próprio na formação da história.
Os Media tornaram-se parte integrante da nossa vida quotidiana tendo em conta, tanto a perspectiva individual como a perspectiva social. Na minha opinião, pode-se então afirmar que os Mass Media são, efectivamente, um potentíssimo meio de controlo da sociedade. Os Mass Media são extraordinariamente poderosos e, perante esse poder, nós encontramo-nos relativamente indefesos podendo tornar-nos "presa fácil" deles. Crianças e mesmo adultos menos preparados podem ser facilmente enganados e manipulados pelos conteúdos dos meios de comunicação, em especial dos conteúdos que se relacionam com a violência.
O aparecimento dos meios de comunicação de massas não se deu ao acaso mas resultou da necessidade de transmissão rápida e eficaz da informação que se destina a um elevado número de pessoas. A rapidez é uma característica muito importante, pois o objectivo deste tipo de comunicação é atingir o maior número de pessoas no menor espaço de tempo, principalmente se se tratar de um acontecimento de importância social relevante.



Trabalho elaborado por: Fernanda Borges
Turma EFA NS2

Sem comentários:

Enviar um comentário