quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Actividades no Lar de Moure





















No dia 14 de Novembro o nosso grupo que era constituído por quatro elementos (Yaniris, Ana, Manuel e Helena) deslocou-se ao Lar de Moure, no âmbito da actividade integradora da nossa turma:"Da escola à escola da vida". Às três horas encontramo-nos com a professora Elisabete Vale em Moure perto do Lar. Cinco minutos depois, fomos recebidos pela dona Cristiana que era a responsável pelo Lar, a qual começou por nos apresentar os idosos. Eram seis, mas uma das senhoras só passava lá o dia e à noite regressava a casa. Conhecemos o Sr. Francisco, o Sr. José, a dona Rosa, a dona Glória, a dona Adelaide e a dona Zezinha. Eram poucos idosos, mas tinham a particularidade, de todos serem vítimas de maus-tratos, uns psicológicos, outros maus tratos físicos e falta de apoio familiar. O facto de serem poucos faz com que os funcionários do lar tenham mais tempo para eles, pois, o facto de terem sido mal tratados fez dos idosos pessoas mais carentes, vulneráveis e daí precisarem de mais cuidados.
O Lar dá apoio a mais de sessenta idosos ao domicílio, levando-lhes as refeições e cuidando da sua higiene pessoal e verificam também se precisam de apoio médico. A Instituição é composta por um psicólogo que é o padre Sandro que também é o Presidente da mesma. Tem uma equipa de enfermagem, um médico que dá apoio quando necessário, um animador cultural, cozinheiras e auxiliares.
Depois de uma longa conversa com a dona Cristiana ficamos por dentro das diversas situações. Pouco pudemos falar com os idosos, pois alguns deles sofriam da doença de Alzheimer. Devido ao seu passado não eram pessoas muito comunicativas.
Por volta das quatro e meia servimos o chá, que foi acompanhado por bolo caseiro, bolachas de água e sal, doce húngaro, pães-de-leite e sumo Compal( produtos que tivemos o prazer de levar). Antes de nos despedirmos, deixamos umas lembranças.
Todos adoraram o convívio e notamos que os idosos gostavam de lá estar e se sentiam felizes, tendo uma delas referido que nunca mais sairía de lá.
Mesmo sem falarmos abundantemente conseguimos apreender muito.


Turma NS3

Sem comentários:

Enviar um comentário