terça-feira, 17 de novembro de 2009

Photoshop

O Adobe Photoshop é o aplicativo de edição de imagem mais usada em computadores Macintosh e Windows. Apesar da concorrência ser forte entre os mais variados programas ao longo dos anos, com preços que chegam a ser simbólicos até alguns milhares de dólares por licença, a Adobe informa que as vendas do Photoshop são responsáveis por mais de 80% do mercado de edição de imagens e que esse número continua crescendo. Isso torna o Photoshop quatro vezes mais usado do que todos os seus concorrentes juntos.
No que diz respeito à edição profissional de imagens, o Photoshop não é apenas líder de mercado, ele também é a única possibilidade para quem preza por maior qualidade nas imagens e seu tratamento.
A vantagem do Photoshop é que com o crescimento das vendas do software é um incentivo claro para a Adobe reinvestir no programa e aperfeiçoar – ou, em alguns casos, corrigir – seus recursos, e quem ganha com isso é sempre o usuário. Enquanto o Photoshop avança numa escalada progressiva, outros fornecedores apresentam recursos mais limitados para recuperar a desvantagem, perdendo, assim cada vez mais sua fatia de mercado.
Embora os concorrentes ofereçam recursos interessantes e, algumas vezes, surpreendentes, no somatório de suas partes eles permanecem bem aquém dos recursos do Photoshop.
Como resultado, o Photoshop mantém o domínio em seu ramo de mercado. Ele nem sempre foi o melhor editor de imagens, nem foi o primeiro deles. Mas sua interface objectiva, combinada com algumas funções importantes fizeram dele o melhor recurso desde a primeira versão. Mais de uma década depois – graças às injecções substanciais de capital e a uma programação altamente criativa por parte da equipe da Adobe e do criador do Photoshop, Thomas Knoll –, ele passou a ser o mais conhecido programa de sua categoria.
Exemplo de uma imagem tratada pelo Photoshop


Trabalho efectuado pela formanda Marta Fernandes
Turma EFA NS2

Sem comentários:

Enviar um comentário