quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Transformações e Evoluções Técnicas

Progresso e Tecnologia (citações famosas)


Proposta de actividade:

1. Das citações que em seguida se transcrevem sobre progresso e tecnologia, escolha aquela com que mais se identifica e justifique a sua preferência.

Tornou-se chocantemente óbvio que a nossa tecnologia excedeu a nossa humanidade.
Einstein, Albert

Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinta de magia.
Clarke, Arthur

Todo o nosso progresso tecnológico, que tanto se louva, o próprio cerne da nossa civilização, é como um machado na mão de um criminoso.
Einstein, Albert

Seja qual for o país, capitalista ou socialista, o homem foi em todo o lado arrasado pela tecnologia, alienado do seu próprio trabalho, feito prisioneiro, forçado a um estado de estupidez.
Beauvoir, Simone de

É preciso desconfiarmos dos engenheiros, as coisas começam pela máquina de costura e acabam na bomba atómica.
Pagnol, Marcel

O único verdadeiro progresso é o interior. O progresso material é um nada.
Green, Julien

O mundo move-se tão depressa actualmente, que uma pessoa que diz que alguma coisa não pode ser feita é em geral interrompida por alguém que já o está a fazer.
Hubbard, Elbert

Todo o progresso é precário, e a solução para um problema coloca-nos diante de outro problema.
King, Martin Luther

O homem sensato adapta-se ao mundo; o insensato persiste na tentativa de adaptar o mundo a si próprio. No entanto, todo progresso humano deve-se aos homens insensatos.
Shaw, George Bernard

É simples e óbvio que o carro, mais do que qualquer cavalo, é uma extensão do homem que transforma o cavaleiro num super-homem. É um meio social quente e explosivo.
Mcluhan Marshall

O analfabeto do século XXI não será aquele que não conseguir ler ou escrever, mas aquele que não puder aprender, desaprender e, por fim, aprender de novo.
Toffler, Alvin

Quanto maior é a rapidez de transformação de uma sociedade, mais temporárias são as necessidades individuais. Essas flutuações tornam ainda mais acelerado o senso de turbilhão da sociedade.
Toffler, Alvin

Estamos nos anos inícios de um tempo que chamo de "década digital" - uma era em que os computadores deixarão de ser meramente úteis para se tornar uma parte significativa e indispensável de nossa vida diária.
Gates, Bil



2. Faça uma lista das principais invenções ou progressos gerados pelo homem. Seleccione aquele que na sua opinião é o mais importante da História. Justifique.


3. Reflicta sobre as transformações e evoluções técnicas de um destes equipamentos e sistemas técnicos, à escolha: a Fotografia, a Imprensa, a Rádio, a Televisão, a Internet. (Deverá apresentar o trabalho estruturado em introdução, desenvolvimento e conclusão.)
















4. Comente o cartoon, atendendo ao processo evolutivo do homem e da televisão durante os últimos anos.


CLC 2009/2010

As formadoras.

Sem comentários:

Enviar um comentário