segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Os site de vídeos YouTube, considerada a "invenção do ano"


O You Tube é um serviço de partilha de vídeo na web que permite aos utilizadores fazer o upload de ficheiros em formato vídeo para os servidores do You Tube onde ficam disponíveis online. Uma das grandes vantagens do You Tube é que, para além de ser gratuito, tem uma política rigorosa de controlo, ou seja, todo o conteúdo impróprio é retirado e apenas os vídeos informativos, de entretenimento e pessoais são mantidos. Outros atributos do You Tube são as tags que permitem a categorização de vídeos que abordam a mesma temática. Para além disto é possível fazer comentários aos vídeos, pesquisar por conteúdo com auxílio de palavras-chave, bem como a criação e gestão de canais e profiles.
O You Tube foi criado em Fevereiro de 2005 por dois ex-funcionários do eBay, Steve Chen e Chad Hurley (FORTES, 2006). O objectivo dos autores era possibilitar aos utilizadores compartilharem seus vídeos de viagens. E foi com surpresa que viram o seu site se tornar um portal com outra dimensão. O You Tube chegou à marca de 100 milhões de vídeos assistidos por dia em Julho de 2006!
Para Caetano e Falkembach (2007) a cada dia que passa, são colocados, em média, mais de 65 mil novos arquivos de vídeo digital que ficam à disposição de quem quer visionar. O mesmo autor ainda afirma que a revista norte-americana Times classificou o You Tube como a “invenção do ano”. Isto surgiu a partir de uma lista elaborada com as melhores invenções do ano em diversas categorias, como brinquedos, roupas, medicina, Internet e residências. Mesmo tratando-se de áreas tão diversas, a realidade é que o You Tube liderou a lista!
Assim como os episódios de um podcast, os episódios no You Tube também são curtos, ou seja, na sua maioria têm 10 minutos de gravação e um tamanho aproximado de até 100 MB; para além disso, são livres de copyright, ou seja, ao serem disponibilizados ficam livres para o acesso. Uma forma de organizar os diversos vídeos criados é a criação de um canal onde todos os episódios possam ser armazenados, com descrição detalhada, para chamar a atenção dos telespectadores para o conteúdo produzido pela classe.
Existem poucos estudos que equacionam a utilização directa desta tecnologia em sala de aula; porém, referiremos o estudo levado a cabo por Cruz e Carvalho (2007) que teve como objectivo averiguar o impacto da produção de vídeo no processo de ensino- aprendizagem como forma de desenvolver as competências essenciais previstas no currículo nacional português do ensino básico. A estratégia pedagógica centrava-se: a) na promoção da pesquisa histórica em grupo, b) no tratamento de informação, c) na utilização da tecnologia informática a serviço da História, d) na publicação na web, bem como e) na divulgação e partilha do conhecimento histórico através do envolvimento directo da turma. As autoras afirmam ainda que os alunos tiveram possibilidade de pesquisar online, cruzar informações, seleccionar imagens e músicas para a construção do vídeo que resultou numa produção de pares única, envolvendo os alunos na aprendizagem. No fim das actividades os vídeos foram publicados no You Tube para que toda a turma tivesse acesso ao material produzido pelos elementos de cada grupo.
Rádio e TV na Web: Vantagens pedagógicas e dinâmicas na utilização em contexto educativo,
João Batista Bottentuit Junior1 e Clara Pereira Coutinho.

Proposta de actividade:
1.Elabore um dicionário dos termos sublinhados no texto.

2.A partir da leitura do texto proposto, visite o site do You Tube e avalie a sua importância no ciberespaço.

3.Já utilizou algum vídeo do You Tube? Se sim, qual o objectivo ou finalidade dessa pesquisa e utilização?

4.Escolha um vídeo You Tube e partilhe-o com os colegas do curso. Justifique sucintamente a sua escolha.

Sem comentários:

Enviar um comentário