domingo, 24 de janeiro de 2010

Biblioteca Lúcio Craveiro



Visita de estudo e aula aberta na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

No dia 14 de Janeiro do corrente ano, as turmas do curso “EFA” (Educação e Formação de Adultos) da Escola Secundária de Vila Verde, realizaram uma visita de estudo e assistiram a uma aula aberta sobre Bibliotecas e novas tecnologias, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva em Braga. Sou formanda numa das turmas e acompanhei a visita e a aula aberta.
A visita teve início às vinte horas e trinta minutos. Ao chegar junto da biblioteca formandos e formadores dividiram-se em dois grupos para facilitar a visita guiada às instalações desta instituição. O meu grupo iniciou a visita tendo nos sido explicado a natureza, funcionamento e utilidade da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Fiquei a saber que se trata de uma Biblioteca Pública e que abriu oficialmente as suas portas ao público no dia 21 de Dezembro de 2004. Nasceu da união de vontades da Universidade do Minho e da Câmara Municipal de Braga. Em 1990 estas duas instituições públicas manifestaram o interesse junto do Ministério da Cultura, para a integração de Braga no projecto Bibliopólis.
Este espaço foi concebido para acolher simultaneamente 600 utentes de perfis diversos e em diferentes actividades; dispõe de três salas de leitura para adultos com capacidade de 200 lugares, numa das quais se disponibilizam cabinas de leitura individual. Uma sala de leitura infanto-juvenil com 65 lugares e ainda um espaço autónomo especialmente destinado a actividades de animação infantil com 30 lugares. Possui uma sala, "a hora do conto" que complementa o espaço destinado ao público mais jovem.
Para a audição de um disco ou o visionamento de um filme, estão disponíveis, para os seus visitantes, amplos e cómodos espaços. Estes espaços foram criados e equipados com a mais moderna tecnologia e com capacidade para 30 utentes em utilização simultânea.
Nesta biblioteca poderão ser consultadas as obras publicadas em Portugal desde 1975, parte significativa em regime de livre acesso às estantes, num total de cerca de 250.000 obras. Estão também disponíveis 1.500 CDs e DVDs.
Ao dispor do utente existem ainda, 60 computadores com acesso às mais variadas fontes de informação disponíveis na Internet. Sendo este um espaço equipado com rede sem fios, o utente poderá fazer-se acompanhar do seu computador pessoal e navegar livremente na rede Internet.
A segunda parte desta actividade foi dedicada à participação na aula aberta denominada Bibliotecas e Novas Tecnologias. Esta foi dirigida pela Dr.ª Ana Margarida Dias (Escola Secundária de Vila Verde), pelo Dr. Jorge Brandão (Escola Secundária de Amares), pela Dr.ª Margarida Abranches (Escola Secundária D. Maria II) e pela Dr.ª Aida Alves (Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva). A palestra consistiu numa explicação diversificada sobre a evolução da informação até aos dias de hoje e sobre modos de obter, seleccionar/filtrar e tratar a informação obtida. Foram também referidas as formas de pesquisa através da Internet e como fazê-lo. A aula aberta foi, claramente, uma sessão esclarecedora, tendo sido de muita utilidade para a compreensão de conceitos como os de “informação", “novas tecnologias”, Bibliotecas e os seus novos desafios.
Foi a primeira visita que fiz a esta biblioteca e constatei o quanto pode ser útil um local desta dimensão e com as características que este possui. Além de ser um local propício para o estudo, recolha de informação e de trabalho intensivo, é também, um local de refúgio, onde podemos saborear um café seguido por uma óptima conversa. Ao mesmo tempo que é também um espaço que nos “convida” à leitura de um livro, de um jornal ou de uma revista.
Penso que após terminar um longo e cansativo dia de trabalho, nada nos fará melhor do que uma visita a um local aprazível e cultural como este.

Deolinda Alves (formanda da turma NS3)

Sem comentários:

Enviar um comentário