quinta-feira, 15 de julho de 2010

Sobre a Ponte da Misarela...


No dia 3 de Julho a turma NS6/7, conjuntamente com os seus formadores, foram conhecer a célebre ponte da Misarela(a ponte do Diabo).
Nestas paragens, ainda subsiste a ideia de que uma mulher decorridos que sejam dezoito meses após o enlace matrimonial e não tenha concebido, deve ir à Misarela , à noite, para obter um feliz sucesso. Ali, com o marido e outros familiares, espera que passe um viandante.Este é convidado a proceder à cerimónia do baptismo in ventri do futuro ser. Nesta cerimónia é feita a seguinte ladaínha:
Eu te baptizo
criatura de Deus
pelo poder de Deus
e da virgem Maria.
Se for rapaz, será" Gervás"
se for rapariga, será " Senhorinha".....

Também neste dia a turma teve a oportunidade de conhecer o célebre Padre Fontes, que na sua residência nos mostrou as suas inúmeras plantas medicinais, para todo o tipo de "maleitas".

Os formadores de CLC

Visita a Fojo do Lobo (Fafião) - turma NS6/7


Em fafião , pequena aldeia serrana que ainda vive de uma agro-pastorícia de subsistência, o elemento mais representativo da sua cultura rural é o Fojo do Lobo. É uma construção de raíz comunitária cuja finalidade era através de montarias organizadas conseguir a morte do lobo que punha em risco a existência dos rebanhos.
Esta visita fez parte do itinerário que a turma fez até Montalegre para conhecer a célebre ponte da Misarela, além de ter a oportunidade de conhecer a gastronomia da região (almoço típico) e ainda nos deliciamos com a presença do" não menos famoso" Padre Fontes.

A turma NS6/7
O formando: Adelino Cerqueira