terça-feira, 29 de junho de 2010

Visita de Estudo ao Centro Interpretativo de Carvalho de Calvos


No âmbito do Curso EFA, a nossa turma NS8 foi visitar o Centro Interpretativo do Carvalho de Calvos, na Povoa de Lanhoso.
A função desta visita era demonstrar em que consiste a agricultura Biológica e qual as suas vantagens para a sociedade. Esta visita foi dirigida pela Engenheira Natália, responsável pelo centro.
A Agricultura Biológica é um sistema de produção holístico, que promove e melhora a saúde do ecossistema agrícola, ao fomentar a biodiversidade, os ciclos biológicos e a actividade biológica do solo. Foram estas e muitas outras informações que nos foram transmitidas.
Também tivemos oportunidade de ver o carvalho mais antigo da Península Ibérica, com 500 anos de existência, como também imensas plantas que tinham características que desconhecíamos, mas que podem ser importantes para o nosso dia a dia, pois possuem fins medicinais, aromáticos e até culinários, como por exemplo o alecrim, caril, absinto, entre muitas outras.
Por fim tivemos oportunidade de visitar o edifício de apoio ao Centro, onde tinha muitas informações sobre a agricultura Biológica, como também sobre o Biólogo Gonçalo Sampaio, o qual contribuiu para os descobrimentos e a classificação do tão famoso carvalho. Também nos foi dado a conhecer o bar biológico do centro, em que tudo que era confeccionado naquele espaço era produto da agricultura biológica.
Gostei imenso desta visita, pois foram nos dados conhecimentos que nos deveriam ser muito úteis e essencialmente que nos servissem de exemplo, a agricultura biologia é um passo muito importante para o nosso futuro.
Clara Costa, Turma 8