domingo, 28 de fevereiro de 2010

Visita de estudo ao Visionarium


No dia 6 de Fevereiro, realizou-se uma visita de estudo dos cursos EFA, ao Visionarium, com as turmas NS1,NS2,NS6 e NS7, no âmbito do Núcleo Gerador- Saberes Fundamentais e enquadrada na actividade integradora destas turmas.
Este centro da Ciência convida os seus visitantes a participar activamente numa grande aventura científica, sendo possível realizar experiências e manipular os equipamentos expostos. Trata-se de um museu de ciência interactivo surgindo da iniciativa da Associação Empresarial de Portugal e constituindo um amplo esforço no sentido de promover a cultura científica no nosso país. Com a ajuda de tecnologias sonoras e visuais partimos à descoberta das aventuras dos Descobrimentos, assim como, embarcamos em cinco maravilhosas odisseias associadas aos domínios da Terra, da Matéria, do Universo, da Vida e da Informação.
O Visionarium lançou também uma oferta inovadora que permite a grupos escolares e ao público em geral realizar sessões experimentais semelhantes às que se fazem num laboratório de investigação científica.Como tal, foi criado o laboratorium, um espaço de experimentação no campo das ciências forenses, e que muito agradou os nossos formandos.
Com esta visita, os formandos tiveram a oportunidade de se aproximar do Mundo da Ciência , estimulando o seu gosto pela exploração científica promotora também de progresso e desenvolvimento económico.

Elisabete Vale (mediadora da turma NS2)

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A arte consome-se?
























Relatório da visita de estudo à Fundação de Serralves

Hoje dia 30 de Janeiro de 2010, as turmas NS3 e NS4 do curso de Educação e Formação de Adultos (EFA), acompanhadas por professoras/formadores, das áreas de competência-chave de CLC e CP, realizaram uma visita de estudo ao Museu de Serralves tendo como objectivo principal a conclusão dos temas trabalhados no núcleo gerador Gestão e Economia, no âmbito da actividade integradora, Modos de gerir cultura.
A Fundação de Serralves tem como objectivos essenciais a constituição de uma colecção representativa da arte contemporânea portuguesa e internacional, a apresentação de uma programação de exposições temporárias, colectivas e individuais, que representem um diálogo entre os contextos artísticos nacional e internacional, assim como a organização de programas pedagógicos que ampliem os públicos interessados na arte contemporânea e suscitem uma relação com a comunidade local.
A colecção do Museu Contemporâneo de Serralves é constituída por aquisições directas, obras em depósito do Estado e de coleccionadores privados, bem como doações.
O grupo-efa visitou uma exposição de fotografia contemporânea. A exposição incidia principalmente sobre formas de edição múltipla de arte através da publicação do artista do som e da fotografia. Podemos ver de perto aquilo que se faz em fotografia.
As fotografias foram vistas e valorizadas como uma linguagem estilisticamente neutra, funcional, com os seus efeitos e a sua evolução.
Na exposição também se pôde observar capas de discos produzidas por artistas, revelando o interesse mútuo que sempre ligou a arte à música popular.
Professores e alunos fizeram-se acompanhar por dois guias, um que nos orientou dentro do edifício, explicando os espaços que o compunham e esclareceu tudo sobre a exposição. O segundo explicou sobre o espaço circundante do edifício que era composto por belos jardins, que encerravam um pouco de história.
O edifício, projectado pelo arquitecto Siza Vieira, é envolvido pelo Parque de Serralves (com cerca de 3,5 hectares), onde obras de arte de vários artistas contemporâneos são, também, expostas, ao lado da flora típica da região norte de Portugal, como carvalhos, bétulas e o teixo.
Foi uma visita interessante quer em termos de aquisição de conhecimentos, quer no convívio franco entre todos os elementos participantes na visita.
Estas visitas, são bastante salutares uma vez que promovem troca de experiências, partilha de ideias, enriquecendo a bagagem cultural dos seus intervenientes.

Turma NS3.